quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Filosofia" e "Filosofia de Vida"


Filosofia: segundo Merleau-Ponty, filósofo francês é uma maneira de reaprender a ver o mundo. Não há dúvida de que a filosofia dá sentido à vida humana, não sendo, portanto, necessária apenas para o indivíduo, mas para toda a sociedade. A filosofia é útil à medida que nos faz distanciar das impressões ingênuas que temos das coisas para nos dar condições de agir criticamente. Ela nos permite deixar de lado os preconceitos para dar vazão a uma reflexão fértil e necessária sobre tudo o que nos diz respeito.

Filosofia de Vida: possibilita ao homem se orientar no meio em que vive. Porém, por seu caráter espontâneo, assistemático, ela não tem nada a ver com a filosofia enquanto sistema organizado de pensamento. Apesar disso, a “filosofia de vida” também parte da realidade com o intuito de operar sobre ela: a realidade da vida. Está relacionada à mera opinião, cujo termo grego é doxa, ou seja, a uma especulação rasa e simplista sobre as coisas, sem nenhum conteúdo rigorosamente reflexivo. O que temos na “filosofia de vida” é uma concepção de mundo que o homem acaba desenvolvendo para uso pessoal.

2 comentários:

  1. Olá Flavia,
    Gostei de seu conceito referente a filososia. Para complementar, a filosofia brota da admiração como sendo um elemento primordial de todas as coisas.
    É apreender da natureza e do lugar que cada um de nós ocupa, estudandos os hábitos onde residimos e o pensamento dos valores de uma sociedade.
    Sem dúvida, estudar filosofia é o começo de um processo que pode enriquecer enormemente a vida e cada ser humano. são questões fundamentais que surge no aprendizado, na interação com a natureza e no convívio da sociedade com os hábitos de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Filosofia de vida, você que determina o que fazer da sua vida. É o auto-conhecimento. individualista. Seu norte de vida. É a visão que cada um tem do mundo, aquelas coisas às quais se dá maior ou menor importância.

    ResponderExcluir